teclabs-logo

Delox ganha Call for Projects do ScienceIN2Business

12 Julho, 2017

Aconteceu no passado dia 5 de julho a final da Call for Projects do ScienceIN2Business, que todos os anos procura identificar os projetos de investigação ou tecnologias com maior potencial de mercado desenvolvidas em Ciências, e lhes dá a oportunidade de concorrer a um prémio financeiro e de integrar um ano de aceleração no Tec Labs.

Na edição deste ano foram seleccionados cinco projetos, sagrando-se vencedor o projeto Delox que consiste no desenvolvimento da tecnologia dryVHP, uma solução inovadora para combater as infeções hospitalares através do aumento da eficiência da esterilização. Este projeto vencedor tem como promotores Fernando Antunes e João Pires da Silva, professores de Ciências e Fadhil Musa, bolseiro e ex-aluno da Faculdade também.

O prémio de 3.000€ apoiará os próximos passos para o desenvolvimento desta tecnologia e nos próximos 12 meses estaremos a trabalhar com este projeto, bem como com os restantes quatro finalistas desta edição, para que cheguem ao mercado com o resultado da sua investigação, seja através da criação de uma startup ou do licenciamento da sua tecnologia.

Os quatro projetos finalistas que também participaram nesta edição e que estão igualmente de parabéns são:

Omnics2Clinic: um teste sanguíneo para diagnóstico de Parkinson permitindo assim um diagnóstico eficaz e precoce da doença; Non-toxic antifouling technology: um revestimento não-tóxico baseado num biocida que tem a capacidade para ser aplicado em barcos a fim de combater o problema da bioincrustação; Green2Feed: uma forma de transformação de desperdícios alimentares vegetais em lípidos e proteínas para alimentação animal e fertilizante orgânico para plantas; EmotAI: uma solução que alia o Mindfulness a um wearable de interface cérebro-computador, que permite melhorar o desempenho de jogadores de eSports.

Para o sucesso desta iniciativa contribuiu, também, em muito o fantástico júri a quem coube a avaliação dos cinco projetos e a decisão final sobre o vencedor e, por isso, muito agradecemos a:

  • Jorge Maia Alves, Subdiretor de Ciências e Presidente do Júri
  • Cristina Simões, Coordenadora do COHiTEC Lisboa e Membro do Conselho Consultivo do Tec Labs
  • João Mendes Borga, Coordenador da Rede Nacional de Incubadoras
  • Ana Barjasic, Diretora-geral da Global Entrepreneurship Network
  • João Miguel Dias, Senior Associate da Armilar Venture Partners

Foi uma tarde recheada de projetos com muito valor e potencial, e onde ainda houve tempo para uma beer break e muito networking. Agora estamos ansiosos por passar à próxima fase e ajudar cada um deles a chegar a bom porto!

Rita Tomé

Gestora de comunicação e imagem

 

 

 

 

 

Partilha:
Facebook Twitter LinkedIn
Edit Edit with Visual Composer