teclabs-logo

Fechámos julho com um Link to the Future

6 Agosto, 2019

No passado dia 26 de julho marcámos presença no evento Link to the Future organizado pela Startup Portugal, a associação responsável pela estratégia de empreendedorismo nacional, que serviu para fazer um ponto de situação de três anos de atuação e para perspectivar quais as iniciativas futuras que esta organização pretende promover para impulsionar cada vez mais o empreendedorismo em Portugal.

Segundo os dados recolhidos pela Startup Portugal, as startups e empreendedores nacionais contribuíram para o aumento do emprego e do volume de exportações, com um impacto total no PIB de 1,1%. Ainda de acordo com os dados da associação, as startups portuguesas trazem mais riqueza para a economia nacional do que as espanholas, italianas e gregas.

Em 2018, o investimento atraído por startups nacionais chegou aos 485 milhões de euros e 25 mil pessoas tem o seu emprego assegurado por startups. São números que mostram um cenário animador e de um impacto positivo que esta forte aposta no empreendedorismo está a ter na economia nacional.

Paralelamente, à divulgação destes números a Startup Portugal lançou ainda mais três novidades:

  • Startup Hub – Uma plataforma agregadora de dados que permite mapear todo o empreendedorismo nacional, assente numa lógica de utilização aberta, aceitando contribuições do ecossistema, e que tem como principal objetivo centralizar toda a informação relativa a startups, incubadoras, fundos e outras informações úteis. Conheçam o portal aqui.
  • Startup Voucher – Uma medida de financiamento dinamizada pelo IAPMEI e que pretendem apoiar jovens empreendedores com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos que tenham uma ideia de negócio. A linha estará aberta em contínuo entre 26 de julho de 2019 e 26 de novembro de 2020 com quatro cut-off dates: 26 de novembro de 2019, 26 de março de 2020, 26 de julho de 2020 e 26 de novembro de 2020. Mais informações aqui.
  • Road 2 WebSummit – Foi também lançada a nova edição desta iniciativa que apoia startups nacionais a participar na WebSummit. Este ano o apoio diminuiu em termos de número e estará disponível para apenas 75 empresas, que poderão beneficiar de 50% de desconto no bilhete e acesso a workshops de preparação, mas tem uma novidade que é a possibilidade de estas empresas terem também acesso à Collision, conferência irmã que acontece todos os anos no Canadá.

Durante o evento foi, ainda, tempo de se fazer uma merecida homenagem a João Vasconcelos, antigo Secretário de Estado da Indústria e responsável pela criação da Startup Portugal, que faleceu em março deste ano.

Partilha:
Facebook Twitter LinkedIn
Edit Edit with Visual Composer