News

Testes de conforto da startup sueca Health Textiles a marcar o mês de novembro

Em 2019 quando nos juntámos ao programa BridgeHead Europe do EIT Health fizémo-la da melhor forma, integrando um consórcio composto por mais quatro aceleradoras/incubadoras do ecossistema nacional, a BGI, Biocant e PACT, que foi responsável pelo desenho e implementação do plano de internacionalização da startup sueca Health Textiles em Portugal.

A empresa propõe-se revolucionar os uniformes utilizados por profissionais de saúde, tendo para tal criado um tecido proprietário e único, TorTex, com propriedades antibacterianas (Staphylococcus aureus) e antivirais (H1N1) devidamente comprovadas pelos laboratórios de referência internacionais da SGS e Hohenstein, e de produção sustentável.

A solução criada pela empresa responde diretamente ao desafio das infeções hospitalares causadas por bactérias e vírus resistentes, que constituem a terceira principal causa de morte nos países desenvolvidos. É, assim, uma solução de uso ideal em contexto hospitalar, clínico e de lares/residências de terceira idade, baseada na criação de uniformes de grande conforto, eficácia e sustentabilidade, que ajudam a salvar vidas e a reduzir os custos dos cuidados médicos decorrentes destas mesmas infeções hospitalares.

A proposta de valor da empresa ganhou ainda mais força neste ano marcado pela pandemia de COVID-19, que mostrou de forma clara o risco crescente de infeção a que estão expostos não só os doentes, mas também os profissionais de saúde, e para o qual estes uniformes de TorTex poderão ser uma resposta eficaz.

O plano de internacionalização previu uma série de atividades, entre as quais um conjunto de testes de conforto a estes uniformes TorTex, que foram dinamizados pelo Tec Labs com o apoio dos restantes membros do consórcio.

Estes testes de conforto decorreram durante este mês de novembro no Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, e na Residência Domus Vida Estoril, pertencente ao Grupo José de Mello Saúde e com o envolvimento da Grow, unidade de apoio à inovação dentro do referido grupo.

No Hospital de Cantanhede o teste decorreu envolvendo a colaboração de mais de 40 profissionais de saúde que durante o período de 6 dias utilizaram estas fardas hospitalares, com excelentes resultados corroborados por mais de 70% dos profissionais envolvidos a mencionar preferir as fardas de TorTex produzidas pela Health Textiles em detrimento das atuais.

Imagens gentilmente cedidas pelo Hospital Arcebispo João Crisóstomo de Cantanhede

De acordo com a equipa multidisciplinar do Hospital de Cantanhede, “as fardas passaram o teste com distinção”, salientando o facto de terem sido consideradas “muito confortáveis, práticas de vestir e despir e, acima de tudo seguras, graças às propriedades antibacterianas e antivirais. Aliam assim o conforto à segurança necessários ao desempenho das funções diárias dos profissionais de saúde”. Salienta-se o facto de as fardas terem sido testadas por profissionais de todas as áreas – assistentes operacionais, assistentes socias, assistentes técnicos, enfermeiros, médicos, psicólogos e técnicos de diagnóstico e terapêutica. A presidente do conselho diretivo, Dr.ª Diana Vilela Breda, salientou a “disponibilidade e vontade do Hospital de Cantanhede na participação em projetos de inovação e desenvolvimento como este”.

Já no teste de conforto, que decorreu em simultâneo, na Residência DomusVida Estoril foram envolvidos 20 profissionais da equipa de enfermagem e reabilitação que destacam ter sido “muito positivo poder participar e contribuir em ações como esta, que têm em conta o bem-estar e o conforto dos profissionais de saúde. De referir o conforto proporcionado pelo material do uniforme”.

Imagens gentilmente cedidas pela DomusVida Estoril/José de Mello Saúde

Pode concluir-se, então, que estes testes de conforto veem dar força à proposta de valor da Health Textiles, mostrando que não só este é um produto altamente inovador e de declarado valor e relevância na área da Saúde, como também reúne todas as condições de conforto necessárias para chegar muito em breve aos hospitais, clínicas e lares/residências de todo o país.

Share :