News

Duas startups incubadas no Tec Labs a dar cartas na Europa

São duas as startups nacionais e incubadas no Tec Labs que conseguiram obter financiamento europeu através do Horizon 2020 SME Instrument, um instrumento altamente competitivo e que conta com uma reduzida taxa de sucesso (8,4%): a Mater Dynamics, na Fase 1 com um financiamento de 50 mil euros, e a BioMimetx, na Fase 2 com um financiamento de cerca de 1,4 milhões de euros.

A Mater Dynamics foi uma das 49 empresas nacionais a conseguir este financiamento e um dos 172 projetos europeus aprovados na área da nanotecnologia até à data, o que é um claro reconhecimento do carácter inovador e pioneiro da startup, bem como do impacto internacional da tecnologia que desenvolveu – o sensor QStamp®.

O sensor que desenvolveram permite monitorizar variáveis como a temperatura, humidade e pressão, e dar informação em tempo real sobre o estado de conservação e qualidade de produtos alimentares e farmacêuticos. A jovem startup portuguesa tem menos de um ano de existência, conta já com atividade comercial em Portugal, Espanha e Reino Unido.

A BioMimetx foi uma das três empresas portuguesas a conseguir obter este financiamento entre um total de 30 que se candidataram o que corresponde a uma taxa de aprovação de 10%, que é mais do dobro da média europeia (4,3%).

Esta é uma startup que se dedica ao desenvolvimento de soluções sustentáveis para travar o crescimento de organismos nos cascos das embarcações, permitindo assim reduções significativas nos custos de manutenção e consumos energéticos dos navios.

equipa

Equipa da Mater Dynamics 

128

Equipa da BioMimetx 

Share :