Este ano os Bugworkers, laboratórios de suporte do Tec Labs e grupo de investigação da Faculdade de Ciências da ULisboa, voltaram a dinamizar um módulo de Bio Hacking no âmbito do Young Creators 2018 e nós estivemos por lá a acompanhar tudo!
A ideia deste módulo foi permitir o contacto com os processos e conhecimentos da área da biologia presentes e com impacto na nossa vida quotidiana. Algumas das atividades permitiram aos jovens participantes produzir biopaintings através de microorganismos ou biocombustível e eletricidade através de processos biológicos, com recurso a leveduras e bactérias de terras, lamas ou desperdícios alimentares. Durante os cinco dias de evento, estes tiveram contacto com as áreas de Bioarte, BioEngenharia, BioProcesso e Genómica, numa abordagem hands-on e seguindo metodologias Do It Yourself.
O Young Creators é um programa de formação em tecnologias emergentes que procura estimular a criatividade e inspiração em jovens dos 15 aos 25 anos através do contacto com os temas da ciência, tecnologia, engenharia e arte. O evento foi organizado pelo FabLab Lisboa e decorreu de 2 a 6 de abril, no Mercado do Forno do Tijolo.
Vejam ainda um vídeo que resume a experiência do Módulo de Bio Hacking do Young Creators 2018.