teclabs-logo

Delox vencedora nos BfK Awards

19 Maio, 2020

 

A parceria da spin-off de Ciências Delox com o Exército Português continua a dar frutos, depois do financiamento ao projeto REUSE. A nossa incubada foi distinguida no passado dia 12 de maio no âmbito dos Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuídos pela Agência Nacional de Inovação (ANI), em parceria com os Prémios Empreendedor XXI em Portugal. De referir que a Delox se distinguiu de entre perto de 1000 empresas candidatas!

O prémio, no valor de cinco mil euros, distingue a tecnologia proprietária da Delox, dedicada a uma bio-descontaminação rápida, barata, eficaz, ecológica e portátil. O protótipo atualmente a ser desenvolvido pela empresa – as primeiras vendas chegarão, se tudo correr bem, no próximo ano – consiste num dispositivo leve e de pequenas dimensões que contém um cartucho preenchido com uma formulação sólida de peróxido de hidrogénio, solução biocida segura que não deixa resíduos e se decompõe facilmente em água ou oxigénio. O potencial da tecnologia foi já reconhecido pelo Exército Português, que está a desenvolver, em conjunto com a Delox e outras entidades, um projeto de adaptação da tecnologia à descontaminação de máscaras respiratórias: o já referido REUSE.

 

 

Fonte: Delox

António Bob Santos, administrador da ANI, descreveu o potencial da empresa nestes termos: “A Delox combina uma série de características que justificam a atribuição do BfK. Além de envolver uma forte componente de inovação de base científica e tecnológica, é uma empresa com um impacto muito relevante na sociedade, ao promover e democratizar a acessibilidade a sistemas de bio-descontaminação, hoje, talvez mais do que nunca, percebidos como essenciais para, não só, melhorar a saúde das pessoas, mas também promover a saúde financeira dos sistemas de saúde” (fonte: comunicado de imprensa da Delox).

 

Protótipo da Delox

Fadhil Musa, CEO da Delox

 

Fadhil Musa, co-founder e CEO da spin-off, mostrou-se feliz com a atribuição do prémio: “o BfK Awards e o respetivo reconhecimento por parte da ANI validam todo o percurso Ciência – Tecnologia – Mercado que temos vindo a fazer ao longo dos últimos oito anos, dois dos quais como empresa. Ademais, este prémio reveste-se de uma especial importância por ocorrer numa fase de procura de uma nova ronda de investimento, afirmando as potencialidades da Delox a novos investidores”.

Parabéns à Delox!

Partilha:
Facebook Twitter LinkedIn
Edit Edit with Visual Composer