teclabs-logo

Biomimetx colabora com Ciências no combate ao COVID-19

29 Junho, 2020

Depois do projeto REUSE, centrado na tecnologia de descontaminação da Delox, uma nova colaboração entre uma incubada no Tec Labs e investigadores de Ciências foi financiada no âmbito da call Research 4 COVID-19, da Fundação para a Ciência e Tecnologia: trata-se do “SAFE Coating – Anti Viral Coating for Wide Spread Use”. Liderado pelo Laboratório de FT-ICR e Espectrometria de Massa Estrutural, o projecto baseia-se na tecnologia que tem vindo a ser desenvolvida pela Biomimetx.

À semelhança de tantos outros projetos que começaram a ser desenvolvidos durante a pandemia, o SAFE Coating consiste numa adaptação tecnológica: como é sabido, a Biomimetx dedica-se a desenvolver biocidas não poluentes que possam ser incorporados na pintura exterior de embarcações, reduzindo assim os custos – nomeadamente em combustível – provocados pela acumulação de organismos. Neste projeto, a ideia passa por adaptar os biocidas à descontaminação de superfícies, essencial para a contenção da propagação do SARS-Cov-2.

 

Imagem: Biomimetx

 

O Hospital Curry Cabral é também um parceiro neste projeto, servindo, numa fase posterior, como test bed. A equipa do projeto acredita que, findos os primeiros 4 meses de desenvolvimento do projeto, ao qual foram atribuídos 40.000€ de financiamento, a solução estará pronta para testes de viabilidade do vírus em real setting. Estes testes serão realizados junto do terceiro parceiro, o Hospital Curry Cabral.

A capacidade analítica ímpar oferecida pelos equipamentos e expertise na área da Espectrometria de Massa Estrutural de Ciências é, de acordo com Gonçalo Costa, Founder & CSO da Biomimetx, um fator essencial para o bom sucesso deste projeto, que demonstra uma vez mais o potencial de colaboração entre empresas e investigadores de Ciências.

 

Partilha:
Facebook Twitter LinkedIn
Edit Edit with Visual Composer