teclabs-logo

Tecnologia da Delox no centro do projeto REUSE

23 Abril, 2020

A comunidade empreendedora do Tec Labs continua o seu esforço incansável na luta contra o COVID-19. Desta vez, trazemo-vos excelentes notícias por parte da spin-off de Ciências Delox, cuja parceria com o Exército Português foi reorientada para a descontaminação, no âmbito de um largo consórcio denominado REUSE.

O REUSE é fruto de uma primeiro projecto, iniciado antes da pandemia COVID-19, composto pela Delox e pela Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química (UMLDBQ). Intitulado ID DRACO (Descontaminação por aeRossol gAsoso de partíCulas Oxidantes), o projecto começou por testar a eficácia do método de descontaminação desenvolvido e patenteado pela Delox.

Com o avançar da pandemia e o redobrar de esforços para combatê-la, o Exército Português criou um largo consórcio, baseado na tecnologia da Delox, destinado ao teste e aplicação de métodos de descontaminação de máscaras para sua posterior utilização por parte de profissionais de saúde e cuidadores, reduzindo assim o desperdício e os custos: REUSE. Este projeto é financiado pela iniciativa RESEARCH 4 COVID-19, promovida por um programa especial da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), que recentemente aprovou 66 projectos destinados a “estimular redes colaborativas de I&D, assim como a reorientação da actividades nas unidades de I&D apoiadas pela FCT para iniciativas de I&D que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

O projecto REUSE trata-se, no fundo, de uma adaptação do protótipo da Delox: uma câmara de descontaminação transportável, com versão desktop para uso pessoal, que é capaz de inactivar a carga microbiana que as máscaras respiratórias transportam.

 

Protótipo de bio-descontaminação da Delox

 

O consórcio foi criado pelo Laboratório de Defesa Biológica da UMLDBQ e inclui, para além da Delox, dois centros de investigação de Ciências: o Centro de Química Estrutural e o Instituto Dom Luiz. Apoiado pelo IAPMEI através da European Enterprise Network, o REUSE inclui ainda o CINAMIL a empresa Fardas 3B e o Hospital das Forças Armadas.

Os nossos parabéns à Delox, com votos dos maiores sucessos neste novo desafio!

Partilha:
Facebook Twitter LinkedIn
Edit Edit with Visual Composer