teclabs-logo

Consórcio EMERALD: Tec Labs organiza workshop sobre Transferência de Tecnologia

10 Dezembro, 2020

O consórcio EMERALD, financiado no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie, junta instituições académicas, parceiros da indústria, hospitais e centros médicos universitários no objetivo de “acelerar a translação para protótipos clínicos da investigação em dispositivos de imagiologia médica com base em electromagnetismo”. A investigadora e docente Raquel Conceição (IBEB/CIÊNCIAS) faz parte da equipa do consórcio e abordou recentemente o Tec Labs para dinamizar um workshop em torno do tema da Transferência de Tecnologia dirigido especificamente aos treze estudantes de doutoramento que integram o projeto. Aceitámos de imediato e pusemos mãos à obra!

Assim, no passado dia 2 de dezembro, animámos, via Zoom, um workshop dirigido especialmente à investigação biomédica que teve como primeiro tópico questões de Propriedade Intelectual, a cargo do António Pedro Marques. Partindo da questão provocadora “To IP or not to IP”, fechámos este módulo com a participação de dois líderes de incubadas no Tec Labs: Fadhil Musa, da Delox, sobre a prossecução de direitos de PI; Eduardo Rodrigues, da UpHill, sobre vias alternativas.

 

 

De seguida, o também investigador e docente de CIÊNCIAS Nuno Matela aprofundou o tema da certificação e da regulamentação em equipamentos médicos, ao que se seguiu um animado exercício prático em torno dos dois tópicos. Os treze estudantes de doutoramento envolvidos no workshop, de diversas proveniências geográficas e atualmente afetos a diferentes instituições académicas espalhadas pela Europa, revelaram uma grande curiosidade por estes dois temas tão relevantes para um investigador da área biomédica que queira transferir a sua investigação para o mercado.

À tarde, a Rita Tomé Rocha expandiu o workshop até aos temas das competências empreendedoras e inovadoras, passando em revista as opções que podemos tomar quando estamos perante um produto inovador por nós desenvolvido. A sessão terminou da melhor forma: os estudantes apresentaram, todos, à vez, os seus projetos de doutoramento e ouviram comentários por parte de uma equipa de mentores coligida por nós: Sara Reis (FrontierIP), Joana Feijó (HCP), Greg Sherwin (Farfetch), Raúl Saraiva (Portugal Ventures) e Bruno Santos Amaro (antigo coordenador do Tec Labs).

Foi um dia muito bem passado que terá ajudado estes estudantes internacionais a aprenderem sobre questões essenciais e por vezes ignoradas no âmbito da investigação. Ficámos com o bichinho e certamente que faremos iniciativas semelhantes em breve!

 

 

Partilha:
Facebook Twitter LinkedIn
Edit Edit with Visual Composer