teclabs-logo

Lean Health participa em solução de monitorização remota

13 Julho, 2020

A nossa incubada Lean Health Portugal, que se dedica a aplicar a metodologia Lean aos crescentemente complexos processos da Saúde, participou recentemente na elaboração e lançamento de uma solução de apoio à telemedicina, orientada para a omnipresente pandemia de Covid-19, liderada pela Vodafone Portugal em parceria com a Thinkdigital e com esta nossa incubada. A solução está já a ser aplicada nos hospitais Garcia de Orta (Almada) e Santa Maria (Lisboa).

 

Trata-se de uma solução baseada na Internet of Things (IoT) que, de acordo com o comunicado de imprensa da Vodafone, “permite a estes hospitais anteciparem o regresso a casa dos pacientes infetados com a Covid-19 (C-19), internados nestas instituições de saúde, ao garantir um acompanhamento médico remoto permanente e uma monitorização em tempo real da evolução do estado de saúde dos doentes”. Os pacientes da Covid-19 que cumpram os requisitos para continuarem a sua recuperação em casa levam consigo um kit médico: tablet, termómetro, oxímetro, medidor de tensão, balança, glucómetro e botão de pânico. Todos os sensores estão conectados com um Health Hub e ligam-se automaticamente. Uma “enfermeira virtual” dá todas as indicações necessárias para que a monitorização do estado de saúde do doente seja feita de forma correcta.

 

 

 

Rui Cortes, CEO da Lean Health Portugal, deu-nos conta da importância deste passo para a Lean Health:

“A possibilidade de os doentes poderem ser acompanhados por profissionais de saúde no conforto do seu lar, aumentou a sua importância e pertinência desde o surgimento da pandemia. Para que esta realidade seja feita de forma eficiente e em segurança, a tele-monitorização dos sinais vitais apresenta-se como fundamental, e é nesse sentido que surge esta solução que permite que os profissionais de saúde possam acompanhar os seus doentes, sejam eles doentes crónicos ou doentes em hospitalização domiciliária de situações agudas. Para a Lean Health Portugal é mais um passo no caminho de contribuir para a melhoria da experiência do doente, como parceiros da Vodafone para a área da Saúde.”

Muitos parabéns à Lean Health!

Partilha:
Facebook Twitter LinkedIn
Edit Edit with Visual Composer