teclabs-logo

2019, what a ride!

20 Dezembro, 2019

A poucos dias de iniciar uma nova década, sentimos que o tempo é de reflexão e balanço. E o nosso é mais do que positivo. 2019 foi um ano de colher os frutos que resultam da estratégia implementada e consolidada nos últimos anos e que tem permitido que o Tec Labs se afirme como incubadora de referência na área da ciência e tecnologia em Lisboa, em Portugal, na Europa, restando-nos agora conquistar o Mundo!

Foi um ano marcado pela celebração de 30 anos de existência e pelo enaltecimento da missão essencial que nos tem guiado ao longo dos tempos: valorizar e transferir o conhecimento gerado na Faculdade de Ciências da ULisboa.

Foi o ano de ver mais uma spin-off de Ciências, a Vawlt Technologies, angariar investimento e constituir-se como empresa com o nosso apoio incondicional. E de o projeto Nevaro se constituir como proto-company da Faculdade de Ciências também, mostrando que nos nossos alunos reside a esperança de um futuro empreendedor.

Foi o ano de celebrar os sucessos e de apoiar nos fracassos todas as nossas empresas incubadas. E também de receber na nossa incubadora duas novas empresas nacionais, a EXMCeuticals Portugal e a Dois Corvos.

Foi o ano de começar, pela primeira vez, a trabalhar com duas empresas internacionais: a Thereus, do Brazil, através do programa Startup Visa, e a Health Textiles, da Suécia, através do programa BridgeHead do EIT Health.

Foi o ano de trilharmos o nosso caminho para a internacionalização, com a dinamização de várias atividades, entre as quais o Ciências Innovation Days 2019, no âmbito do EIT Health. De integrar a rede de incubadoras e aceleradoras europeias MedScaler. De recebermos comitivas vindas da Amazônia Labs e do ElasInTech, do Brasil, da Universidade de Ptuj da Eslovénia, da University Industry Innovation Network, da Holanda, e de uma comitiva de colaboradores de várias instituições de ensino superior europeias no âmbito da International Staff Week.

Foi o ano de percorrer quilómetros pela Europa fora para participar em vários eventos e atividades, tendo como pontos de paragem as cidades de Salamanca, Londres, Estocolmo, Düsseldorf, Berlim e Paris.

Apesar de bem menos ativos do que em anos anteriores, foi também o ano de estreitar laços com o ecossistema empreendedor nacional através da nossa Inspirational Tour, que nos levou a receber uma visita da Startup Lisboa e a visitar os nossos colegas dos Territórios Criativos, responsáveis à data pela gestão das incubadoras de Mafra e da Ericeira. Foi o ano de trabalhar em parceria com o BGI, Biocant e PACT, no âmbito do programa BridgeHead.

Foi o ano de organizar um ciclo de onze belíssimos Networking Breakfast, que trouxeram ao Tec Labs temas como as oportunidades para startups da Startup Portugal, o financiamento europeu, a internacionalização de empresas, a metodologia LEGO Serious Play ou a importância das equipas na constituição de uma startup, entre tantos outros. Uma palavra de agradecimento a todos os convidados que ao longo deste ano dinamizaram estes momentos!

Foi o ano de implementar mais um ciclo de workshops anual do ScienceIN2Business, embora a restante metodologia tenha ficado adormecida para em 2020 regressar com uma nova roupagem e em grande força (à semelhança da vida de um empreendedor, também aqui na nossa incubadora às vezes precisamos de dar um passo atrás para a seguir dar dois em frente). E foi o ano de continuar a apoiar o ensino formal de empreendedorismo e inovação da Faculdade nas suas várias frentes e de forma ativa.

Por último, e porque as organizações são feitas de pessoas e porque elas devem estar sempre no centro, este foi um ano de pessoas. Pessoas que, mais do que colegas, são família, e que durante mais um ano se dedicaram arduamente e com um enorme espírito de missão a conduzir os destinos do Tec Labs.

Foi um ano de dizermos adeus ao Bruno, em abril, e à Filipa, em novembro. Mas foi, também, um ano de dizer olá à Beatriz e à Sofia, e de olhar para o futuro com perspetivas de crescimento e ambição.

Foi um ano espetacular. Agora venha daí 2020 porque estamos certos de que vai ser tremendo. Continuam a fazer esta viagem connosco?

Partilha:
Facebook Twitter LinkedIn
Edit Edit with Visual Composer