teclabs-logo

Synopsis Planet | a nova empresa em incubação virtual no Tec Labs

22 Dezembro, 2020

 

O ecossistema empreendedor do Tec Labs acaba o ano com mais uma empresa no seu portefólio.

Assinámos contrato com a empresa Synopsis Planet que irá estar connosco em incubação virtual e que está com muita vontade de integrar a comunidade do Tec Labs.

Deixamos aqui o testemunho do Paulo Gordo, fundador da Synopsis Planet e investigador na FCUL:

Quem somos

Synopsis Planet é uma spin-off da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Pretendemos transferir conhecimento e tecnologias da academia para a industria, no sector espaço e aeronáutico. As nossas competências centram-se na área de ótica, optoelectrónica e teste ambientais (para qualificação de equipamento).

Clientes e como surgiu

A Synopsis Planet nasceu como resultado de uma longa colaboração do fundador da empresa com a EFACEC divisão espaço.

Neste momento a Synopsis Planet participa no desenvolvimento de equipamento ótico e fotónico para sistemas da EFACEC, nomeadamente o LIDAR space grade, que irá voar na missão HERA da Agência Espacial Europeu (ESA). A missão HERA* da ESA proporcionou o momento ideal para a transferência de conhecimento academia/industria o que também contribuiu para a criação da Synopsis Planet.

*A missão HERA da Agência Espacial Europeu (ESA)  consiste no fabrico e testes da sonda espacial Hera, que será lançada em 2024, com destino a um sistema binário de asteroides. A sonda Hera será a contribuição europeia para o projeto internacional que pretende desviar um asteroide da rota da Terra e realizar o estudo de um sistema de asteroides duplo. Esta é a primeira missão de defesa planetária da ESA e tem a participação da Efacec, GMV e Synopsis Planet, que serão responsáveis pelo desenvolvimento de alguns dos elementos fundamentais para o sucesso da missão.

 

 

Partilha:
Facebook Twitter LinkedIn
Edit Edit with Visual Composer