News

‘Inspirational Tour’ do Tec Labs viaja até ao Norte do país

Quem acompanha o trabalho do Tec Labs sabe que no inicio de 2017 começámos aquilo a que chamámos de ‘Inspirational Tour’, um conjunto de visitas a parceiros do ecossistema empreendedor que começou em Lisboa, mas que este ano pretendemos que se estenda ao resto do país. Assim, preparámos as malas, fizémo-nos à estrada e nesta primeira etapa desta ‘Volta a Portugal em Empreendedorismo’ começámos por visitar parceiros da zona do Porto, Matosinhos, Braga, São João da Madeira e Aveiro.

Foram dois dias extraordinários a descobrir as equipas, empresas e espaços que compõem algumas das organizações de referência do empreendedorismo e inovação nacional, ricos em troca de experiências e partilha de boas práticas. No primeiro dia descobrimos o UPTEC, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, que existe desde 2007 e desde então já apoiou 502 projetos e a criação de 337 empresas. De seguida fomos à ANJE, uma organização referência no fomento do empreendedorismo em Portugal. E, por fim, foi a vez de terminar o dia no CEiiA, com uma entrada direta para um universo futurista e recheado de inovação nas áreas da aeronáutica, mobilidade, automóvel, oceano e espaço.

Registos da nossa passagem pela UPTEC, ANJE e CEiiA, respetivamente.

O segundo dia desta nossa ‘Inspirational Tour’ começou com uma visita à Startup Braga, um hub de inovação numas das cidades mais jovens e com mais qualidade de vida em Portugal, que tem feito um trabalho exímio na promoção do empreendedorismo e inovação em interface com a Universidade do Minho e com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.

De seguida, rumámos a São João da Madeira para visitar a Sanjotec, uma iniciativa do município para fomentar a geração de inovação empresarial nas áreas da biotecnologia, tecnologias da informação, robótica, automação industrial, química e outras. A última paragem desta primeira etapa da nossa viagem pelo país foi na Veneza de Portugal, Aveiro, para uma visita à IEUA, a incubadora de empresas desta universidade, que existe desde 1996 e tem trabalhado no apoio a projetos empreendedores através do seu programa de incubação (IEUA Start) e de aceleração (IEUA Graduate).

Registos da nossa passagem pela Startup Braga, Sanjotec e IEUA, respetivamente.

Foram dois dias muito enriquecedores e agradecemos a disponibilidade e o tempo de todos os parceiros que tão calorosamente nos receberam nestas visitas. Fiquem desse lado e continuem a acompanhar esta aventura porque nos próximos meses mais destinos se seguirão.

Share :