News

Vawlt Technologies angaria investimento de meio milhão de euros

O que eu andei para aqui chegar. Foi um percurso longo, complexo e muito trabalhoso aquele que levou a Vawlt Technologies, novíssima spin-off de Ciências e a mais recente empresa incubada no Tec Labs, a este momento: garantiu um investimento de 500.000€ por parte do Fundo de Transferência de Tecnologia da Armilar Venture Partners, com direito a grande destaque no Jornal Expresso. Mas tudo começou em dois projetos de investigação desenvolvidos na Faculdade, começamos em 2015 e 2016, com uma importante passagem de permeio pelo nosso ScienceIN2Business…

É no DiSIEM (700692) e no SUPERCLOUD (643964), dois projetos Horizon2020 liderados por um dos co-founders da empresa, Alyson Bessani, que a Vawlt começa a dar os primeiros passos no seu caminho para oferecer ao mercado uma solução inovadora para a segurança de dados na cloud. Em 2015, dois jovens investigadores do Lasige decidiram arriscar concorrer à primeira edição do ScienceIN2Business com os resultados dos projetos – lograram um segundo lugar e, sobretudo, a garantia de apoio por parte da equipa do Tec Labs. Hoje, estes dois investigadores – Ricardo Mendes e Tiago Oliveira – compõem o grupo de founders da Vawlt Technologies, completado por um nosso conhecido Bruno Santos Amaro, CEO! Foi o trabalho conjunto desenvolvido com o Tec Labs que permitiu, entre outros passos importantes, o contacto com a empresa de capital de risco que viria a possibilitar o lançamento da startup: a Armilar Venture Partners.

Mas em que consiste afinal a tecnologia oferecida pela Vawlt? Trata-se de uma solução multicloud personalizada que distribui os dados dos clientes por diversas clouds de acesso público (Amazon, Microsoft…), garantindo a máxima segurança, inédita no mercado, contra perdas de dados – mesmo que um servidor seja fisicamente destruído, os dados podem ser recuperados na mesma – e intrusões – nem a própria Vawlt tem acesso às passwords dos clientes! Esta segurança de ponta é complementada por um aspecto muito relevante para a Vawlt se distinguir da concorrência e, por isso, também para o seu sucesso futuro no mercado: o equilíbrio entre custo e desempenho de armazenamento.

Começa agora uma nova fase para este projeto, que prevemos vir a ser mais uma spin-off Ciências de sucesso. Ao Alysson, ao Ricardo, ao Tiago e ao nosso Bruno: a melhor das sortes!

Da esquerda para a direita: Ricardo Mendes, Bruno Santos Amaro, Alysson Bessani, Tiago Oliveira, os quatro founders da Vawlt

Share :