O Startup Voucher é um instrumento da Startup Portugal destinado a apoiar projetos empresariais em fase de ideia dinamizados por jovens empreendedores (dos 18 aos 35 anos). Os promotores a quem é atribuído o voucher recebem ao longo de um ano bolsas mensais e, potencialmente, prémios monetários ligados à concretização de objetivos. Desde o seu lançamento, em 2016, o Startup Voucher já possibilitou o lançamento de mais de 100 empresas!
Os alunos de Ciências têm demonstrado uma crescente atenção a esta excelente ferramenta de apoio, e neste último cut-off (são três por ano, que permitem que haja candidaturas em contínuo) foram três os projetos agraciados com o voucher. Inês Gomes e Guilherme Martins, estudantes de Engenharia da Energia e do Ambiente, vão trabalhar no desenvolvimento e comercialização de um sistema elétrico de aquecimento de água corrente. Para Inês Gomes, uma das principais vantagens do voucher é o de permitir, através da bolsa mensal, que os empreendedores se concentrem em exclusivo na sua ideia de negócio. As horas de mentoria garantidas pelo programa são também uma mais-valia apontada. No fim deste ano de trabalho, estes dois alunos de Ciências esperam ter finalizado um protótipo funcional e a startup formalmente criada.
NEHAB e SPECTRUM são os nomes de dois outros projetos aprovados e que têm alunos de Ciências envolvidos. O primeiro, liderado por Pedro Assunção, aluno do Departamento de Informática, e Ricardo de Brito, do IST, foca-se na reabilização neurológica em casos de Parkinson e AVC. SPECTRUM, centrado na estimulação cognitiva em casos do espectro do autismo, é liderado por duas alunas do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica, Mariana Pereira e Anne Martins.
A próxima cut-off do Startup Voucher encerra no dia 26 de março. Exortamos todos os alunos de Ciências com o bichinho empreendedor a aproveitarem esta excelente oportunidade!