teclabs-logo

Centro de Testes COVID-19 em Ciências

23 Abril, 2020

A comunidade de Ciências tem estado desde a primeira hora associada aos esforços no combate à pandemia COVID-19, fazendo uso em várias frentes do conhecimento técnico-científico de excelência que a caracteriza. Disponibilizou-se equipamento essencial para instituições de saúde, partilhou-se modelos baseados em evidências científicas, fez-se consultadoria a órgãos do governo no âmbito do apoio à tomada de decisão, numerosos membros da comunidade voluntariaram-se para apoiar as análises moleculares, entre muitas outras acções. As empresas incubadas no Tec Labs não foram excepção a esta tendência, como já fizemos notar.

É tempo de concretizar um outro passo de grande ambição: a construção de um Centro de Testes COVID (CTC@Ciências), que entrará em funcionamento brevemente e terá lugar precisamente no edifício do Tec Labs. Consistirá numa instalação modular (BOX com certificação de nível 3 – BSL3, própria para este tipo de manipulação de amostras) capaz, numa primeira fase, de analisar diariamente 100 amostras recolhidas por profissionais de saúde. Este novo centro será também capaz de realizar sequenciação, rastreamento epidemiológico em tempo real e testes imunológicos. Todas as operações do centro serão, naturalmente, realizadas sob todas as condições de segurança exigidas, tal como é descrito no comunicado da Direção de Ciências.

 

 

O potencial deste Centro de Testes não se esgotará, porém, nesta componente de prestação de serviços: sendo transversal às diversas unidades de I&D de Ciências – e também à actividade de muitas das empresas incubadas no Tec Labs -, o CTC@Ciências poderá evoluir de modo a tornar-se num centro de investigação de direito próprio.

 

A coordenação de toda a operação relativas aos testes de rastreio está a cargo do investigador Ricardo Dias, associado ao BioISI e ao grupo Bugworkers, que desenvolve o seu trabalho diário nas instalações do Tec Labs e tem sido uma peça-chave no sucesso da incubadora.

Saudamos esta nova iniciativa da comunidade de Ciências, com a certeza de que juntos somos mesmo mais fortes!

Partilha:
Facebook Twitter LinkedIn
Edit Edit with Visual Composer